Qual é a importância da telemetria na gestão de frotas?

Categories Sem categoria
gestão de frotas

A necessidade de uma gestão de frotas eficiente tem ganhado cada vez mais importância por parte dos gestores das empresas que pretendem melhorar seus processos de gestão. Para alcançar essa eficiência, vários sistemas têm sido criados para aperfeiçoar a maneira como as rotinas são conduzidas.

Neste artigo vamos falar sobre o que é telemetria, quais vantagens a implementação de softwares de gestão de frotas traz para o dia a dia de uma empresa e de que maneira essa ferramenta colabora para uma gestão de frotas eficiente.

O que é telemetria?

A telemetria é um sistema de monitoramento usado para o rastreamento, medição ou envio de comandos – via Wi-Fi, ondas de rádio ou via satélite – a algum equipamento que esteja longe como, por exemplo, um veículo que esteja distante da empresa. Além da administração de frotas, a telemetria pode ser utilizada para monitorar a agricultura, energia, etc.

Com a gestão e o rastreamento feito pela telemetria, a gestão de frotas fica mais eficiente. Através dessa ferramenta, o gestor pode, inclusive, rastrear o comportamento do motorista ou do veículo. Além de receber alertas rapidamente, ter acesso a todas as informações, melhores rotas, relatórios de gerenciamento, quilometragem real rodada, entre outras.

Benefícios da telemetria na gestão de frotas

Acompanhamento em tempo real

Com a telemetria, é possível controlar, em tempo real, como cada veículo está trabalhando, o que torna a gestão bem mais ágil. Dessa forma, ações preventivas podem ser tomadas em várias situações em que é necessário atuar com rapidez.

A telemetria veicular fornece vários indicadores. Um deles é o tempo de direção, que mostra o tempo total que o motorista trabalhou. Ao relacionar essa informação com o local onde o motorista se encontra, é possível alertá-lo sobre o seu turno (se ele vai exceder as horas de trabalho permitidas, por exemplo) e reduzir a acumulação de horas extras de pessoal.

Redução de custos

A telemetria auxilia na redução dos custos da frota, pois faz com que o motorista reduza a velocidade (diminui a ocorrência de acidentes e o consumo de combustível); permite o acompanhamento de manutenções periódicas, o que diminui a necessidade de gastos com sinistros relacionados a panes e falhas mecânicas e serviços de manutenção corretiva.

Mais segurança no trânsito

Outro benefício da telemetria é que o sistema evita acidentes e infrações de trânsito, pois possibilita o acompanhamento da maneira como os motoristas estão dirigindo e criam padrões de comportamentos desejados.

Por exemplo, se um motorista está dirigindo acima da velocidade máxima permitida, o sistema envia automaticamente uma notificação para a central de monitoramento.

Gestão inteligente

Com a telemetria, o controle das manutenções e da frota é automatizado, permitindo maior agilidade e controle na gestão. Além disso, o planejamento financeiro se torna mais preciso.

Viu como a telemetria é uma aliada perfeita para alcançar um resultado eficiente na gestão de frotas da sua empresa? Agora que você já conhece a importância da telemetria, compartilhe os benefícios desse software de gestão com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *